No episódio 95 do FEIRAPOD, que ocorreu na última segunda-feira (09), a dinâmica apresentou um desvio em relação ao formato habitual. Diretamente do SESI Feira de Santana, em parceria com o IEL, o programa abordou questões relacionadas à exportação e empreendedorismo.
As primeiras convidadas da noite foram Tatiana Caribé, gerente no IEL Bahia, e Amanda Mesquita, analista da Apex-Brasil. O IEL Bahia, além de seu foco no desenvolvimento de indivíduos, também está envolvido no desenvolvimento empresarial. Tatiana Caribé discutiu a parceria com a Apex-Brasil para executar o programa PEIEX, que se concentra na qualificação para exportação, capacitando e incentivando empresas a iniciar o processo de exportação de maneira planejada e segura.
“O IEL atua na gestão deste programa e dá as mãos aos empresários que têm um produto com potencial exportador, e faz acontecer com os empreendedores locais, visualizando este mercado lá fora,” relata Tatiana.
A Apex-Brasil, fundadora do programa PEIEX, possui 25 anos de existência. O programa oferece consultoria técnica especializada, avaliação de prontidão para a exportação, treinamento específico relacionado ao comércio exterior e orientação técnica e gerencial. O programa atende empreendedores de diversos portes; 70% das empresas que passam pelo PEIEX são micro e pequenas empresas. Além disso, a participação no programa não requer investimento financeiro, mas exige um compromisso de tempo significativo, conforme explicou a analista da Apex-Brasil.
“O mais valioso para nós é o investimento do tempo da pessoa. Precisamos fazer um atendimento para a pessoa que de fato queira chegar lá. Existem alguns critérios muito específicos que precisamos cumprir, e o tempo e a dedicação realmente fazem toda diferença. Às vezes a gente vê um produto ou um serviço que é altamente exportável, mas se o empresário ou as pessoas não estão focadas e empenhadas para fazer aquilo acontecer, não sai do papel,” conclui Amanda.
O FEIRAPOD aproveitou a oportunidade para conversar com algumas mulheres empreendedoras e empresárias que iniciaram seus negócios no mundo da exportação por meio do programa PEIEX.
Elisângela Siqueira, empresária e fundadora da rede Açaí no Kilo, compartilhou sua jornada desde o início da exportação até o estágio atual de seus negócios. Luciana Luz, proprietária da Start Solidarium, uma indústria que transforma resíduos sólidos em novos produtos para o mercado de reforma e construção civil, também falou sobre sua trajetória. Por fim, Lauri, uma das proprietárias da marca Made in Rudado, um empreendimento familiar focado em produtos naturais e saudáveis, inspirados pelas mulheres fortes e empreendedoras da Fazenda Rudado.
Essas mulheres são exemplos do programa PEIEX, uma iniciativa da APEX-BRASIL, em colaboração com o IEL Bahia, que oferece a oportunidade de expandir negócios para mercados internacionais.
O episódio completo está disponível no YouTube, no canal do FEIRAPOD, e também pode ser acessado no Spotify.